sábado, 4 de dezembro de 2010

Resignada.

Houve muita vida depois do nosso amor. Porque se a gente tá acordando, tá escovando o dente, tá respirando.... A gente tá vivendo. Por mais que doa - e como dói! - e por maior que seja o querer pelo estado contrário, ninguém morre de coração partido. Não do jeito romântico e poético da frase. Enfim, houve vida. Agora eu sei. Agora eu enxergo. E houve aprendizado também. Sem um milímetro de dúvida eu sou, agora, uma pessoa muito melhor do que eu era quando você foi embora. Porque te perder me fez querer tanto virar o mundo de cabeça pra baixo que eu aprendi muito mais sobre o mundo do que teria aprendido em alguma outra situação. Machucou te ver indo embora e saber que a suua ida era a colheita do que nós plantamos. Depois doeu muito ter que ir embora de você também. E esse foi um sofrimento solitário, escuro, amargo, doentio. Mas todas as coisas ruins passaram. O que eu carrego comigo agora é a resignação. A sabedoria dos que já cansaram de bater cabeça. Não é não ligar, é simplesmente não aguentar ligar. A consciência de quem aprendeu que o futuro é amanhã e não daqui quinze anos. E quando não se pode fazer nada, o que nos resta é esperar. Mas não é preciso - surpresa, surpresa! - passar pela espera sofrendo.
Amanhã, talvez, você encontre seu novo grande amor. Amanhã, talvez, você tenha certeza de que nunca foi louca e sempre esteve certa. Talvez amanhã você tenha que invadir um casamento e sequestrar o noivo. Mas o amanhã é amanhã. E se você não pode planejar nem uma coisa que já batendo na porta, imagina viver seus quase vinte anos planejando e sonhando com os quarenta? É tortura.
Aprendi que amar tanto, amar tão forte, tão pura, tão embabacada me fez crescer. Me fez saber ser quem eu quero ser, na hora que eu precisar ser. Amor não traz desvantagem, o desamor que traz. E dele a gente esquece na primeira semana. Amar você assim me colocou no limite entre o Céu e o Inferno. O tempo todo sem saber se você havia sido mandado por Deus ou pelo Diabo. E sempre pensando em como seria a vida se você não tivesse acontecido nela.
Não sei, não faço idéia e, confesso, as vezes tenho a curiosidade de saber. Ao mesmo tempo sinto que a mulher que eu virei deve metade de tudo a você. A você e a falta de você. É sempre paradoxal tentar explicar. Mas eu sei que se você quiser, você entende.
E você sabe que se você quiser, você volta. Na hora que tiver que ser, no momento que precisar ser, passem quantas vidas necessárias sejam. Se você quiser, um dia, você volta. E porque você quis voltar. Minha resignação me deixa esperar, mas não mais ficar parada no mesmo ponto.
Vive daí, eu vivo de cá.
Uma hora, se for pra ser, a gente se encontra.
E se não for, que seja eternizado na lembrança lindo e com o gosto mais doce do que a gente consegue imaginar que possa ser agora.





(Esse texto todo é baseado em dias de conversas infinitas e intermináveis com alguém que acredita mais em mim do que eu mesma. Ray, ainda bem que você apareceu, Anjo.)

Um comentário:

  1. Você sabe que tudo isso é a minha história também, parte dela pelo menos; porque compartilhamos histórias diferentes, mas que se assemelham tanto em tantas partes, que as vezes fica até um pouco confuso. Você já parou pra ler o que você escreveu? Se tivesse parado ia deixar ir embora esse medo de surtar que te acompanha o tempo todo; você não é mais aquela menina com o coração sangrando, que tinha que gritar tudo o que ele tava tentando dizer, só pra ver se diminuia um pouco toda aquela dor. Hoje o seu coração já consegue definir o que é certo e o que é errado, o que é realmente necessário e o que não é.
    As conversas com você, têm sido muito importantes pra mim, porque nelas eu me entendo, me descubro, e quando duvido de alguma coisa, tenho você ali pra me lembrar. Obrigada Jess por está sendo essa pessoa, por colocar de lado os seus "problemas", pra tentar me ajudar com os meus; por acreditar em mim e na minha história mais que eu.
    E se um dia, um de nossos corações começar a sangrar de novo, seja por quem for; o mais importante é que não vamos estar mais sozinhas, vamos ter uma a outra para nos apoiar. Olha o que toda essa história no fim das contas fez? Se não fosse por ela, nunca teriamos chegado até aqui. E agradeço a Deus por ter colocado alguém que acredita tanto em mim na minha via.
    Te amo Jess, obrigada s2

    ResponderExcluir