sábado, 30 de maio de 2009

Quebra-cabeça.

Eu tomo bronca dos meus amigos, escuto sermão do meu pai e bom, depois da sua mais nova gracinha, até minha tia que sempre foi sua fã incondicional, me dá puxão de orelha. Deixa ele pra lá, menina. Eu bem que tento, mas não dá. Vai viver a vida, você é tão novinha. É, eu bem que quero, mas não dá. Não dá por que? É sem graça. E então, mas esporro, mais sermão, mais puxão de orelha. Eu acordo pra baixo, igual acordei hoje. Passo o dia com um caroço de lágrimas na garganta, me entalando. E o único jeito de chorar é escrever. Aqui estou, de novo, em frente ao computador, traduzindo sentimentos indraduzíveis. Tentando montar, pela que digo ser (mas nunca é) a ultima vez, o quebra-cabeça da gente. Tentando adivinhar que peça se perdeu e literalmente quebrando a cabeça pra descobrir onde ela tá. Eu quero achar essa maldita peça e juntar os pedacinhos da gente, sermos nós de novo. Sem passado, sem preocupação. Cansei de ser eu sem você, mas cansei de ser eu com você pela metade. Quero o nós inteiro de novo. Quero tanto que ignoro a verdade, que me foi jogada na cara em uma das broncas: tô tentando consertar o que já se consertou sozinho e foi embora. Não tá faltando uma peça do quebra-cabeça, tá faltando metade dele. Porque essa metade resolveu que era hora de ser a metade de outro jogo, ou o inteiro de um jogo particular. O fato é que não se dá pra montar um quebra-cabeça de mil peças, se só tiver quinhentas delas. Você perde muito tempo encontrando os encaixes com as peças que tem na mão, mas uma hora ou outra as peças de lá vão fazer falta. E eu sei disso tudo, eu mesma já passei esse sermão em alguém, mas quando é com a gente, é muito fácil ignorar esse padrão e continuar torturando o cérebro e, nesse caso, o coração numa batalha onde não existe vencedor. Assumir a derrota seria muito mais fácil e na altura que estamos do jogo, nada vergonhoso. Mas meu espirito leonino não deixa, fica me pertubando que eu tenho que tentar até o fim. Quando é o fim? 'Quando ele não aparecer mais' alguma coisa grita dentro de mim, e eu quero responder que essas aparições são só por pena, orgulho.. qualquer coisa que não merece que eu as valorize. Mas só o que sai é 'tá bom, vou tentar, só mais dessa vez'. Nunca é a ultima vez, nunca dá certo e o quebra-cabeça continua desfalcado, sem esperanças de um dia ser inteiro de novo.

Um comentário:

  1. que graça tem montar um quebra cabeça quando tá faltando uma peça?! ainda mais metade dele? dá vontade de largar pra lá e pegar outro, mas a vida não é assim. o amor não é assim, não dá pra simplesmente deixar de lado e partir pra próxima; ta, pra algumas pessoas até ser fácil fazer isso, mas não pro nosso tipo. é!

    ResponderExcluir